16 de Dezembro, 2024

Neste artigo trago as 5 mais poderosas Forças Aéreas do continente africano. De salientar que este ranking é baseado nos dados fornecidos pelo portal WDMMA.

5º LUGAR: QUÉNIA

A nossa primeira força aérea na lista é o Quenia que ocupa a 5ª posição do nosso ranking com 150 aeronaves ao serviço do exército do país. Os seus principais fornecedores são os Estados Unidos, a China e a Itália. Conta com 17 caças F-5E, 79 helicópteros para todo tipo de missão, 20 aviões de transporte, 2 para missões especiais e 32 para treino e instrução.

Os próximos anos, o Quenia poderá receber 22 aeronaves dos EUA, Alemanha e Itália.

Helicoptero da Kenyan Air Force

4º LUGAR: NIGÉRIA

Com um total de 138 aeronaves na força aérea adquiridas principalmente dos EUA, França, Rússia e Itália. A Nigéria tem 21 caças e 6 caças leves para o apoio aéreo próximo (Embrear 314) conhecido como super tucanos. 29 helicópteros para várias missões, 24 aviões de transporte com destaque para o C-130 Hércules e o Boeing 737, 53 aeronaves para instrução e treino e 5 aviões para missões especiais.

A Nigéria tem um lote de 40 aeronaves encomendadas para o reforço da sua força aérea.

A29 Super Tucano da Nigerian Air Force

3º LUGAR: ÁFRICA DO SUL

228 Aeronaves na sua força aérea, fazem da África do Sul a 3ª potência aérea do continente e curiosamente os seus maiores fornecedores é a própria África do Sul e os Estados Unidos da América. A nação conta com 17 caças Gripen C da Suécia, 87 Helicópteros dos quais 56 foram produzidos localmente.

29 Aeronaves para transporte, 88 para treinamento que nalguns modelos podem ser adaptados para o combate se necessário, ainda a nação conta com 7 aeronaves para outras missões especiais.

Helicoptero da South African Air Force

2º LUGAR: ARGÉLIA

Com os Estados unidos e a Rússia como seus principais fornecedores de aeronaves, a força aérea argelina encontra-se na segunda posição com 541 aeronaves no seu exército. 125 delas são caças formados exclusivamente por aeronaves soviéticas e russas. 252 Helicópteros que na sua maioria são modelos soviéticos (210 Helicópteros para ser específica), alguns modelos Russo, Norte americano, italiano e frances completam a frota de helicópteros do país.

60 aviões de transporte com os 14 C-130 Hércules norte americano, o soviético IL-76/78 com 11 unidades e os 5: espanhóis CN-295 a se destacarem. Existe também uma aeronave para reabastecimento aéreo e 12 aeronaves para missões especiais sem excluir as 87 aeronaves para o treinamento do exército argelino.

Esta nação encomendou da Rússia mais 58 aeronaves compostas por caças e Helicópteros de ataque.

Caça Argelino

1º LUGAR: EGIPTO

Com 1107 Aeronaves em sua força aérea, está é mais poderosa das forças aéreas de todo continente africano e em seu lote de aeronaves podemos encontrar 338 caças multifunção provenientes de praticamente todas as grandes potências mundiais. Ora vejamos: existem nas fileiras aéreas os F16 norte americanos, os Miragem e Rafaela franceses, os Sukoys e Mig29 russos e Soviéticos e os jato Alfa alemão. 12 aeronaves para apoio aéreo próximo, 298 Helicópteros de diferentes tipos e missões onde o destaque vai para os 19 CH-47D norte americano.

Para o transporte de tropas e cargas o país conta com 59 aeronaves para esse tipo de missão onde se destacam os 21 C-130 Hércules norte americano, o Espanhol CN-295 com 21 unidades e as duas unidades do Soviético Ilyushen IL-76MF. Para completar, a força aérea egípcia conta com 389 aeronaves dedicada ao treinamento e instrução do seu pessoal. Os seus principais fornecedores são os Estados unidos, a França e a Rússia. Estima-se que o país encomendou mais 100 novas aeronaves nos seu parceiros de negócios.

Caça Egipcio

Com certeza estas nações têm um impressionante poder de dissuasão se formos a analisar pela quantidade e qualidade do seu poder aéreo, mas isto por si só não garante uma vitória numa eventual guerra estes países podem se envolver, por que a vitória final pode depender de vários outros fatores desde a capacidade das forças dos outros ramos, a sua indústria militar, o preparo dos seus soldados a economia até mesmo a vontade que os seus povos têm de lutar por uma causa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *