22 de Dezembro, 2024

Português é a 5ª língua mais falada no mundo com aproximadamente 280 milhões de falantes, e é uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Dentre os paises de lingua oficial portuguesa, o São Tomé e Príncipe é o menor território independente que fala a lingua de camões e que por sinal está no continente africano.

Bandeira do São Tomé e Príncipe

Oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, é um país insular (isto é, formado por ilhas) com uma superfície de 1.001 km2 localizado no Golfo da Guiné, na costa equatorial ocidental da África Central. Consiste em duas ilhas principais, a ilha de São Tomé e ilha do Príncipe, que distam cerca de 140 km uma da outra e cerca de 250 e 225 km da costa noroeste do Gabão, respectivamente.

O São Tomé e Príncipe é um pequeno País em desenvolvimento, de rendimento médio baixo, com uma economia frágil. É altamente vulnerável a choques exógenos. Um arquipélago dividido em seis distritos e a Região Autónoma do Príncipe, este país de língua portuguesa tem uma população de aproximadamente 215.000 habitantes, e um PIB per capita de US$1.960 em 2019. 

As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até à sua descoberta pelos exploradores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar, em 1470.Gradualmente colonizadas pelos portugueses ao longo do século XVI, elas colectivamente serviram como um centro comercial vital para o Comércio atlântico de escravizados.

O português é a língua oficial de São Tomé e Príncipe, sendo falada por cerca de 98,4% da população do país, uma parte significativa dela como sua língua materna. Variantes reestruturadas de português ou crioulos portugueses também são falados como o forro, o crioulo cabo-verdiano (8,5%), o angolar (6,6%) e o lunguié (1%). O francês (6,8%) e inglês (4,9%) são as línguas estrangeiras ensinadas nas escolas.

São Tomé e Príncipe é uma república semipresidencialista e uma democracia representativa, o presidente é o chefe de Estado e o primeiro-ministro é o chefe de governo e a Constituição de 2003 é a principal lei do país.

A Ilha de São Tomé, cuja capital é a cidade de São Tomé, tem uma população maioritaria, numa área de 859 km² e, A Ilha do Príncipe, cuja capital é Santo António, é a ilha menor, com uma área de 142 km² e uma população estimada em 5 400 habitantes. Desde 29 de Abril de 1995 que a ilha do Príncipe constitui uma região autónoma. O Ilhéu das Rolas fica a poucos metros a sul da ilha de São Tomé, e apresenta a particularidade de ser atravessado pela linha do Equador. Apesar de estar consagrado na Constituição que os distritos devam ser governados por órgãos autárquicos eleitos, até ao momento realizaram-se poucas destas eleições em São Tomé e Príncipe.

São Tomé e Príncipe tem apostado no turismo para o seu desenvolvimento, mas a recente descoberta de jazidas de petróleo nas suas águas abriu novas oportunidades. A atividade pesqueira continua a ser uma das principais atividades económicas do país. O país continua também a manter estreitas relações bilaterais com Portugal. Em 2017, as exportações de São Tomé e Príncipe equivaleram a 16 milhões de dólares e as importações a 140 milhões de dólares.

Fortaleza colonial em São Tomé e Príncipe

As principais exportações de São Tomé e Príncipe são sementes de cacau (60% das exportações), petróleo (10% das exportações) e exportações de mobília, algodão e papel também são importantes (abaixo de 5%, cada). As principais importações são de carros e motores elétricos. Os maiores parceiros em termos de exportação, são a Polónia, Espanha, Holanda e Guiana. O maior parceiro em termos de importações de São Tomé e Príncipe é Portugal, 56%. Outros parceiros em termos económicos, são a China, Nigéria, França e Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *