22 de Dezembro, 2024

Sempre que falamos de África é comum e Natural associarmos a países como Angola e Moçambique, principalmente para quem vive em Países Lusófonos como Portugal e Brasil. Mas o Termo África faz-nos invariavelmente e inicialmente pensarmos na AFRICA DO SUL, muito por conta do seu nome se parecer com o do Continente e pela sua variedades Cultural, Gastronómica, turística e principalmente pela sua História Marcada pelo Racismo que foi caracterizado por políticas de Segregação Racial o chamado “Apartheid”.

Na década de 1990 as políticas raciais mudaram adotando mais a inclusão social e o fim da segregação. Com as mudanças nas políticas internas o Crescimento do país se acentuo ao ponto de influenciar de maneira significativa a Região, o continente e o Mundo. Tal influência se evidenciou quando a África do Sul se tornou em tempos na maior economia do Continente, título este que o país veio a perder anos depois para a Nigéria um outro gigante africano.

Contudo é inegável que o poder de influência da África do Sul continua gigantesco na região e no Mundo, muito por conta de alguns fatores que vou destacar neste video. Os principais parceiros comerciais internacionais da África do Sul, além de outros países africanos, incluem a Alemanha, os Estados Unidos, a China, o Japão, o Reino Unido e a Espanha. As principais exportações do país incluem o milho, diamantes, frutas, ouro, açúcar, metais, minerais, e lã. Máquinas e equipamentos de transporte constituem mais de um terço do valor das importações do país. Outras importações incluem produtos químicos, produtos manufaturados e petróleo.

A África do Sul está localizada no extremo sul do continente africano, com uma região costeira banhada por dois oceanos (Atlântico e Índico). O país é o 25.º maior do mundo em área e estima-se que tenha cerca de 58,8 milhões de Habitantes de diversas origens, culturas, línguas e religiões. Vários trabalhadores estrangeiros vêm de países vizinhos e também existem muitos imigrantes provenientes da República Democrática do Congo, Zimbabwe, Malawi e outros, que representam uma grande parcela do setor informal.

Pela classificação da ONU a África do Sul é um país de renda média, com uma oferta abundante de recursos, com desenvolvidos setores financeiro, jurídico, de comunicações, energia e transportes, uma bolsa de valores que está entre as vinte melhores do mundo, e uma moderna infra-estrutura de apoio a uma distribuição eficiente das mercadorias a grandes centros urbanos em toda a região. A África do Sul ocupa 32ª posição no mundo em termos de PIB, de acordo com dados de 2009. A sua integração na economia é muito forte e constitui uma base essencial para o seu desenvolvimento.

Muito dependente da mineração. Recentemente a África do Sul foi incluída no grupo de países emergentes com economias promissoras, os BRICS. Para se ter uma ideia, em 2019, o país era o maior produtor mundial de platina, cromo e manganês, 2º maior produtor mundial de titânio, 11º em ouro e Cobalto, 3º em vanádio, 6º em minério de ferro, 15º em efosfato, e o 12º maior produtor do mundo de urânio.

Em 2016, o país era o 7º maior produtor mundial de diamante, já em 2018, o país foi o 7º maior produtor mundial de carvão (com cerca de 252 milhões de toneladas) e o 6º maior exportador (com pouco mais de 88 milhões de toneladas).

INDUSTRIA
Em 2019 o país tinha a 42ª indústria mais valiosa do mundo (US $ 41,4 bilhões), de acordo com o Banco Mundial. Nesse ano o país foi o 22ª maior produtor de veículos do mundo (0,6 milhões) e o 26ª maior produtor de aço (6,3 milhões de toneladas).

NA AGRICULTURA
o país encontra-se entre os maiores produtores de Cana- de-açúcar, milho, uva, laranjas, pera. Além de ter grandes produções de outros produtos, como batata, trigo, soja, semente de girassol, maçã, entre outros, tendo uma agricultura bem diversificada, com cultivos tanto de países tropicais, como de países frios.
Com as uvas, o país produz vinho e foi o 9º maior produtor do mundo em 2018. Com a semente de girassol, produz óleo: e no mesmo ano o país foi o 10º maior produtor de óleo de girassol. Um ano mais tarde, na pecuária o país foi o 11º maior produtor de lã.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Vários desenvolvimentos científicos e tecnológicos importantes originaram-se na África do Sul como o primeiro transplante de coração humano pelo cirurgião cardíaco Christiaan Barnard no Hospital Groote Schuur em dezembro de 1967; Max Theiler desenvolveu uma vacina contra a febre amarela; Allan McLeod Cormack pioneira da tomografia computadorizada por raios-x e Aaron Klug que desenvolveu técnicas cristalográficas de microscopia eletrônica. Com exceção de Barnard, todos os avanços citados foram reconhecidos com Prêmios Nobel.

A actividade astronômica na África do Sul está em expansão. O país abriga o Grande Telescópio Sul-Africano, o maior telescópio óptico no hemisfério sul. A África do Sul está construindo atualmente o Telescópio de Array Karoo como parte do projeto de 1,5 bilhão de euros Square Kilometre Array. Em 25 de maio de 2012, foi anunciado que as sedes do Telescópio Square Kilometer Array serão divididas entre locais na África do Sul e na Austrália/Nova Zelândia.

EDUCAÇÃO
A educação na África do Sul é a segunda melhor do continente africano, perdendo apenas para Cabo Verde. Entre as principais universidades da África do Sul estão a Universidade da Cidade do Cabo, a Universidade do Noroeste, Universidade de Fort Hare, a Universidade de Pretória, a Universidade de Stellenbosch e a Universidade de Witwatersrand.

SAÚDE
A África do Sul, mesmo com muitos problemas envolvendo a saúde pública, abriga o maior hospital do mundo, o Hospital Chris Hani Baragwanath, com 173 hectares de área, 3 200 camas e 6 760 funcionários. Esse hospital fica na área de Soweto, Joanesburgo.

TURISMO
O turismo representa entre 1% e 3% do PIB sul-africano suporta mais de 10% dos postos de trabalho no país, isto de acordo com o World Travel & Tourism Council.
A África do Sul é um destino turístico popular, em 2013, a África do Sul recebeu catorze milhões visitantes internacionais.

Uma das vertentes turísticas mais importantes no país é o ecoturismo, cujo objetivo é o beneficiar o país sem afetar o meio ambiente da nação, promovendo e apoiando a sua biodiversidade. Em vez de atrair estrangeiros que entram uma nação africana para caçar, a ideia é promover um safaris “fotográficos”, para uma clientela com maior consciência ecológica. O ecoturismo pode ajudar a conservar a biodiversidade e aliviar a pobreza na África do Sul através da criação de empregos locais.

1 thought on “COMO A ÁFRICA DO SUL INFLUENCIA SUA REGIÃO E O MUNDO TODO?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *