22 de Dezembro, 2024

Em todos os continentes existem países insulares que proporcionam paisagens lindas e experiencias incríveis a quem decide morar ou visitar. Em definição, Um país insular é um país independente cujo território é composto de uma ilha ou um grupo de ilhas.

Se focarmos na África podemos encontrar vários destes países com características únicas e beleza exuberante como o Madagáscar, São Tome e Príncipe, Comores e ilhas Maurícias, e principalmente o Cabo Verde.

Bandeira de Cabo Verde

Oficialmente República de Cabo Verde, este país insular está localizado em um arquipélago na parte Africana do Oceano Atlântico, composta por dez ilhas vulcânicas com uma área de terra combinada de cerca de 4 033 km². Essas ilhas ficam entre 600 a 850 km a oeste da península senegalesa do Cabo Verde, situada no ponto mais ocidental da África continental. As ilhas de Cabo Verde fazem parte da ecorregião Macaronésiaana, juntamente com os Açores, as Ilhas Canárias, a Madeira e as Ilhas Selvagens.

Exploradores portugueses descobriram e colonizaram as ilhas no século XV, Foi descoberto precisamente em 1460 por Diogo Gomes a serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Estabelecendo assim o primeiro povoamento europeu nos trópicos. Uma vez que as ilhas de Cabo Verde estavam localizadas em lugar conveniente para desempenhar um papel no comércio de escravos, Cabo Verde tornou-se economicamente próspero durante os séculos XVI e XVII, atraindo mercadores, corsários e piratas. Por causa da supressão do comércio de escravos no Atlântico a economia do arquipélago decaiu declinou no século XIX, causando a emigração em massa de seus habitantes durante esse período. Porem, a economia Cabo verde teve recuperação gradual, se tornando um importante centro comercial e um ponto de escala ao longo das principais rotas de navegação. Em 1951, Cabo Verde era um departamento ultramarino de Portugal, dependência esta que viria terminar em 1975 quando alcançaram a independência.

Descoberta Portuguesa

Desde o início da década de 1990, Cabo Verde é uma democracia representativa estável e é um dos países mais desenvolvidos e democráticos de África. Sem recursos naturais, sua economia em desenvolvimento é principalmente sustentado pelos serviços, com um foco crescente no turismo e no investimento estrangeiro. Assim, o comércio e o turismo, especialmente na ilha do Sal, produzem 69% do PIB. O país importa mais de 80% dos alimentos que consome.

Sua população de pouco mais de 550 000 habitantes (dados do censo de 2019) é maioritariamente miscigenada de africanos e europeus, e predominantemente católica romana. Existe uma comunidade considerável na diáspora, especialmente nos Estados Unidos e em Portugal, com um número consideravelmente superior de habitantes nas ilhas. Cabo Verde é um estado membro da União Africana, das Nações Unidas e um membro – fundador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
O português é a língua oficial, usada nas escolas, na administração pública, na imprensa e nas publicações. Entretanto, a língua nacional de Cabo Verde, a língua do povo, é o crioulo cabo-verdiano. O crioulo está oficialmente em processo de normatização e discute-se a sua adopção como segunda língua oficial, ao lado do português.

O país é constituído por 10 ilhas, das quais 9 habitadas. As ilhas vulcânicas que o compõem o arquipélago são pequenas e montanhosas. Existe um vulcão activo na ilha do Fogo, que é igualmente o ponto mais elevado do arquipélago com 2829 m., e ainda existem vários ilhéus desabitados
As maiores ilhas são a de Santiago, a sudeste, onde se situa Praia, a capital do país, e a ilha de Santo Antão, no extremo noroeste. Praia é também o principal aglomerado populacional do arquipélago, seguida por Mindelo, na ilha de São Vicente.

Mapa do Cabo Verde

A localização estratégica de Cabo Verde, no cruzamento das vias aéreas e marítimas no meio do Atlântico, tem sido reforçada por melhorias significativas no porto do Mindelo (Porto Grande) e nos aeroportos internacionais do Sal e de Praia. Um novo aeroporto internacional foi inaugurado em Boa Vista em Dezembro de 2007 e outro na ilha de São Vicente (Aeroporto de São Pedro) foi inaugurado no final de 2009. Os principais portos são Mindelo e Praia, mas todas as outras ilhas têm instalações portuárias menores.

A maioria dos transportes em Cabo Verde é feita de avião. Existem voos regulares entre as principais ilhas (Santiago, Sal e São Vicente), com voos menos frequentes para as outras ilhas. Onde o transporte de barcos está disponível e é alternativa, embora não seja amplamente utilizado. Nas principais cidades, o transporte público por autocarro é periódico e táxis são comuns. Os principais aeroportos do país são o Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na Ilha do Sal; o Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Ilha de Santiago; o Aeroporto Internacional Aristides Pereira, na Ilha da Boa Vista; e o Aeroporto de São Pedro, na Ilha de São Vicente.

ASPECTOS SOCIAIS

A população de Cabo Verde é uma das mais saudáveis em África. Desde a sua independência, o país tem melhorado muito os seus indicadores de saúde. Um dos aspectos sociais que preocupa a África como um todo é a elevada taxa de prevalência do HIV, mas em Cabo-verde A taxa de prevalência é extremamente baixa: há cerca de 1 000 pacientes com a doença no país, com pouco mais de metade dos quais em Praia, de acordo com um relatório das Nações Unidas. Com uma expectativa de vida de 75 anos, Cabo Verde (junto da Tunísia e Líbia) têm a maior expectativa de vida em toda a África; Há seis hospitais regionais em cinco ilhas (Santiago 2 hospitais, e 1 em São Vicente, Santo Antão, Fogo e Sal). Há centros de saúde, centros de saneamento e uma variedade de clínicas privadas localizadas em todo o arquipélago.

Cabo Verde é actualmente o nono país africano mais bem classificado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o país tem o segundo melhor sistema educacional na África, depois da África do Sul.

Embora o sistema educativo cabo-verdiano seja semelhante ao sistema português, ao longo dos anos as universidades locais têm cada vez mais passado a adoptar o sistema educacional dos EUA; por exemplo, todas as dez universidades no país oferecem programas de bacharelato de 4 anos, em vez de programas de graduação de 5 anos como em Portugal. 25% da população tem um diploma universitário e, ensino primário em Cabo Verde é obrigatório e gratuito para as crianças com idades entre 6 e 14 anos.

População de Cabo Verde

CULTURA E TURISMO

O povo cabo-verdiano é conhecido por sua musicalidade e é bem expressa por manifestações populares, tendo a sua própria versão do carnaval, “o Carnaval de Mindelo”, cuja importância faz com que a cidade seja conhecida nos dias dos festejos como “pequeno Brasil”. Ainda na música, há diversos géneros musicais próprios, dos quais se destacam a morna, o funaná, a coladeira e o batuque. Cesária Évora foi a cantora cabo-verdiana mais conhecida no mundo, conhecida como a “diva dos pés descalços”, pois assim gostava de se apresentar no palco. O sucesso internacional de Cesária Évora fez com que outros artistas cabo-verdianos, ganhassem maior espaço no mercado musical internacional.

A exemplos disso, actualmente pode-se escutar com frequência músicas dos cantores cabo verdíamos como os Calemas, a Sorraia Ramos ate mesmo Djodje, que fazem muito sucesso principalmente em países africanos de língua oficial portuguesa.
A dieta de Cabo Verde é principalmente baseada em peixes e alimentos básicos como o milho e o arroz. Os vegetais disponíveis durante a maior parte do ano são batatas, cebolas, tomates, mandioca, repolho, couves e feijões. Frutas como bananas e papaias estão disponíveis durante todo o ano, enquanto outras, como mangas e abacates, são sazonais. Um prato popular servido em Cabo Verde é a cachupa, um cozido de milho, feijão e peixe ou carne. Um aperitivo comum é o pastel, geralmente recheado com carne ou peixe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *