7 de Janeiro, 2025

A África, o segundo maior continente do mundo, é um tesouro de maravilhas naturais e históricas que remontam aos primórdios da humanidade, isto faz comque o turismo na África seja uma boa escolha. De pirâmides antigas a cachoeiras majestosas, montanhas imponentes, desertos vastos e uma fauna incomparável, a diversidade e a beleza deste continente são verdadeiramente encantadoras. Aqui estão os dez lugares mais bonitos para visitar na África, cada um oferecendo uma experiência única e inesquecível.

1. Pirâmides de Gizé, Egito

Um dos pontos para o turismo na África, as Pirâmides de Gizé são um complexo arqueológico que inclui a Grande Pirâmide de Gizé, a Pirâmide de Quéfren, a Pirâmide de Miquerinos e a Grande Esfinge.

A Grande Pirâmide, construída para o faraó Quéops, é a maior das três e foi a estrutura mais alta do mundo por mais de 3.800 anos. A Esfinge, com seu corpo de leão e cabeça humana, é um dos monumentos mais emblemáticos do Egito.

Além de explorar essas maravilhas antigas, os visitantes podem visitar o Museu do Barco Solar, onde uma embarcação cerimonial de madeira, encontrada enterrada ao lado da Grande Pirâmide, está em exibição.

As icônicas Pirâmides de Gizé, um dos monumentos mais antigos e impressionantes do mundo, com certeza um dos lugares para turismo na África.

2. Zanzibar, Tanzânia

Zanzibar é um conhecido ponto de  turismo na África, famoso por suas praias deslumbrantes e sua rica história cultural. A Cidade de Pedra, um Patrimônio Mundial da UNESCO, é um labirinto de ruas estreitas, bazares animados, mesquitas históricas e antigas casas árabes.

A Ilha de Zanzibar também é famosa por suas plantações de especiarias, e os visitantes podem fazer tours para aprender sobre a produção de cravo, noz-moscada, canela e pimenta.

Outras atividades populares incluem mergulho e snorkel nas águas cristalinas do Oceano Índico, onde os recifes de coral abrigam uma abundante vida marinha.

Praia paradisíaca de Zanzibar, um destino tropical na Tanzânia otimo para turismo na África.

3. Erg Chebbi, Marrocos

O Erg Chebbi, perto de Merzouga, é uma das áreas mais impressionantes do Saara marroquino. As dunas de areia podem atingir até 150 metros de altura e mudam de cor ao longo do dia, do dourado ao vermelho profundo. 

Os visitantes podem fazer passeios de camelo, acampar sob as estrelas em tendas tradicionais berberes e experimentar a hospitalidade do povo local, um belo turismo na África.

Durante o dia, as temperaturas podem ser extremas, mas as noites no deserto são frescas e tranquilas, oferecendo uma experiência de silêncio absoluto.

Optimo destino para turismo na África, as deslumbrantes dunas do Saara em Erg Chebbi, Marrocos.

4. Cachoeira Victoria, Zâmbia / Zimbábue

Conhecida localmente como “Mosi-oa-Tunya” (a fumaça que troveja), a Cachoeira Victoria é uma das maiores e mais impressionantes pontos do  turismo na África,porque são cachoeiras com uma largura de 1.708 metros e uma altura de 108 metros.

A ponte que atravessa o desfiladeiro oferece vistas espetaculares, e os visitantes podem desfrutar de atividades como bungee jumping, rafting no rio Zambezi e nadar na Devil’s Pool, uma piscina natural na borda da cachoeira.

O Parque Nacional de Victoria Falls, tanto no lado zimbabuano quanto no lado zambiano, protege uma diversidade de flora e fauna. 

A majestosa Cachoeira Victoria, uma das maiores e mais impressionantes do mundo

5. Lago Malawi (Lago Niassa)

O turismo na África agradece por ter o Lago Malawi, também conhecido como Lago Niassa em Moçambique, porque é um dos maiores e mais biodiversos lagos do mundo.

Recentemente reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO, abriga mais de 13.000 espécies de peixes tropicais. Os visitantes podem praticar snorkeling, mergulho, vela e caiaque. As vilas à beira do lago, como Cape Maclear e Nkhata Bay, oferecem uma visão autêntica da vida local e oportunidades para interagir com as comunidades locais.

As margens do lago são pontilhadas de resorts e lodges que vão desde acomodações de luxo até opções mais rústicas.

Lago Malawi, conhecido por sua incrível biodiversidade e águas cristalinas

6. Table Mountain, África do Sul

Table Mountain é acessível por teleférico ou por várias trilhas de caminhada que variam em dificuldade. Do topo, os visitantes têm vistas panorâmicas da Cidade do Cabo, da Península do Cabo e do Oceano Atlântico.

O parque abriga uma rica biodiversidade, incluindo uma variedade de plantas endêmicas conhecidas como fynbos. Perto do Table Mountain, os visitantes podem explorar o Kirstenbosch National Botanical Garden, um dos principais jardins botânicos do mundo.

 

A icônica Table Mountain oferece vistas espetaculares da Cidade do Cabo, e todos que fazem turismo na África naquele ponto, ficam super maravilhados.

7. Parque Nacional Virunga, República Democrática do Congo

O Parque Nacional Virunga é o mais antigo parque nacional da África, estabelecido em 1925. Abriga os raros gorilas da montanha, além de outros primatas, elefantes, hipopótamos e uma rica variedade de aves.

As excursões guiadas para ver os gorilas são uma das experiências mais emocionantes e exclusivas que o parque e o turismo na África oferece. Além dos gorilas, o parque possui o vulcão ativo Nyiragongo, cuja cratera contém o maior lago de lava do mundo.

Parque Nacional Virunga, lar dos raros gorilas da montanha.

8. Parque Nacional Serengeti, Tanzânia

O Serengeti é famoso pela migração anual de mais de 1,5 milhão de gnus, acompanhados por centenas de milhares de zebras e gazelas. Este evento natural espetacular atrai predadores como leões, leopardos, chitas e hienas.

O parque oferece safáris guiados, onde os visitantes podem observar a vida selvagem em seu habitat natural. A região também é rica em cultura Maasai, e os visitantes podem aprender sobre as tradições e o modo de vida deste povo nômade.

A migração anual de gnus no Serengeti é um espetáculo natural imperdível.

9. Sossusvlei, Namíbia

Sossusvlei é conhecido por suas dunas de areia vermelha, que são algumas das mais altas do mundo, chegando a 325 metros.

A área é uma das mais fotografadas da Namíbia, especialmente ao nascer e pôr do sol, quando as cores das dunas são mais vibrantes. O Deadvlei, uma bacia de argila branca com árvores fossilizadas, cria um contraste impressionante contra as dunas.

Os visitantes podem explorar a região de carro, a pé ou em passeios de balão de ar quente

 

As impressionantes dunas vermelhas de Sossusvlei, uma das mais altas do mundo.

10. Parque Nacional Lake Nakuru, Quênia

O Parque Nacional do Lago Nakuru é conhecido por sua população de flamingos, que pode chegar a milhões em certas épocas do ano. O lago alcalino é rico em algas, que atraem os flamingos.

Além dos flamingos, o parque é um refúgio para rinocerontes brancos e negros, leões, leopardos e várias outras espécies de animais selvagens. A paisagem é diversificada, incluindo florestas, savanas e penhascos que oferecem vistas panorâmicas do lago.

Milhares de flamingos no Lago Nakuru, criando uma paisagem única e vibrante.

Menções Honrosas

  • Parque Nacional Kruger, África do Sul: Este parque é um dos maiores da África e oferece uma das melhores experiências de safári, com uma chance de ver os “Big 5” (leão, leopardo, búfalo, elefante e rinoceronte) em seu habitat natural. Além de safáris de carro, o parque oferece trilhas a pé e acomodações que vão de campings a lodges de luxo.

Conclusão

A África é um continente de contrastes e belezas naturais excepcionais, oferecendo uma riqueza de experiências para viajantes de todos os tipos. Cada um dos destinos mencionados oferece algo único, seja história, cultura, vida selvagem ou paisagens deslumbrantes. Se você conhece outros lugares fabulosos na África, deixe suas sugestões nos comentários.

1 thought on “Turismo na África: 10 lugares mais bonitos para visitar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *